Presbifonia

Saiba tudo sobre!

Com o passar dos anos atividades que tínhamos facilidade em realizar começam a ficar cada vez mais difíceis. Cansamos mais rápido, caímos com mais facilidade, começa a ficar perigoso agachar para apanhar um objeto, e muitas outras dificuldades vão aparecendo. A voz também muda durante o envelhecimento saudável e isso se chama presbifonia.  Sabe porquê essas mudanças acontecem?

A musculatura de todo o nosso corpo vai perdendo a força, resistência e flexibilidade. Com a nossa voz ocorre a mesma situação! Os músculos responsáveis pela movimentação das nossas pregas vocais e dos outros órgãos que participam da articulação da voz também mudam ao longo dos anos e até as nossas pregas vocais podem mudar de aspecto ficando mais arqueadas. Assim a voz fica mais fraca, podendo até falhar às vezes.

  

Sabemos que para manter a musculatura em dia devemos ter uma rotina de atividades físicas, será que isso também serve para nossa voz? Sim, o raciocínio é o mesmo! É possível realizar exercícios que vão ajudar a manter sua voz clara e eficaz por muito mais tempo.

Não deixe de se comunicar e capriche na dicção para ser sempre bem compreendido! Procure ajuda antes que esta dificuldade atrapalhe seu convívio social e conte com as fonoaudiólogas da Saúde Porã para melhorar sua comunicação e seu padrão de voz.

As alterações na comunicação podem interferir na vida social e deixar o idoso mais deprimido. Interfira antes disso! 

Entre em contato agora!

Fga. Renata Bindi - CRFa 2 - 16985

Fonoaudióloga pela PUC-SP e Pós-graduação pelo Centro de Estudos da Voz, São Paulo

Se preferir, nós entramos em contato:

Receba informações de Saúde

Deixe seu e-mail para enviarmos notícias da clínica e textos sobre Saúde

Saúde Pora Ltda.

 

Responsável: Fga. Tainá Ferreira CRFa. 2 - 17529

Rua Itanhandu, 77 - Vila Leopoldina, São Paulo, SP

Tel: (11) 2812-5086

Cel: (11) 97317-7720

Whatsapp me

contato@saudepora.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle