Leitura e Escrita

Saiba tudo sobre!

O desenvolvimento da leitura e da escrita depende da aquisição de competências iniciais envolvidas no processo de alfabetização. Dentre estas competências estão habilidades como: discriminação visual das letras, conhecimento das letras e compreensão do símbolo gráfico, discriminação auditiva, vocabulário, consciência das regras sintáticas da língua, armazenamento dos sons de uma palavra, identificação e manipulação dos pedaços das palavras, sejam eles sons ou sílabas, bem como o acesso de um estímulo de forma automática e rápida. Quanto mais desenvolvidas estiverem tais habilidades, maiores serão as chances de sucesso na alfabetização e na vida acadêmica.

Como é possível observar, a aquisição da leitura e da escrita depende de várias competências linguísticas prévias e de uma série de fatores socioculturais e biológicos, como adequadas oportunidades educacionais, método de alfabetização da escola, integridade sensorial (ausência de problemas visuais ou auditivos) e cognitiva (ausência de deficiência intelectual), entre outros.

Se uma criança em fase escolar apresentar dificuldades na alfabetização, bem como dificuldades de leitura, compreensão de textos, ortografia e redação, é importante procurar o auxílio de um fonoaudiólogo o quanto antes. Tal profissional é responsável pela avaliação das competências da linguagem oral e escrita, bem como pelo diagnóstico e tratamento das dificuldades escolares.

Em alguns casos, poderá ser necessária a realização de avaliações complementares,

como avaliação oftalmológica, avaliação auditiva e/ou

do processamento auditivo,avaliação neuropsicológica,

entre outras,a fim de promover o entendimento

das causas da dificuldade escolar e proporcionar

um tratamento mais efetivo para o caso.

Se sua criança está com dificuldades na escola, procure um fonoaudiólogo!

Fga. Maria Beatriz Matini Ramalho Gullino - CRFa 2 - 204666

Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Fala e Linguagem pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) 

Entre em contato agora!

Se preferir, nós entramos em contato:

Receba informações de Saúde

Deixe seu e-mail para enviarmos notícias da clínica e textos sobre Saúde

Saúde Pora Ltda.

 

Responsável: Fga. Tainá Ferreira CRFa. 2 - 17529

Rua Itanhandu, 77 - Vila Leopoldina, São Paulo, SP

Tel: (11) 2812-5086

Cel: (11) 97317-7720

Whatsapp me

contato@saudepora.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle