Leitura e Escrita
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O desenvolvimento da leitura e da escrita depende da aquisição de competências iniciais envolvidas no processo de alfabetização. Dentre estas competências estão habilidades como: discriminação visual das letras, conhecimento das letras e compreensão do símbolo gráfico, discriminação auditiva, vocabulário, consciência das regras sintáticas da língua, armazenamento dos sons de uma palavra, identificação e manipulação dos pedaços das palavras, sejam eles sons ou sílabas, bem como o acesso de um estímulo de forma automática e rápida. Quanto mais desenvolvidas estiverem tais habilidades, maiores serão as chances de sucesso na alfabetização e na vida acadêmica.
Como é possível observar, a aquisição da leitura e da escrita depende de várias competências linguísticas prévias e de uma série de fatores socioculturais e biológicos, como adequadas oportunidades educacionais, método de alfabetização da escola, integridade sensorial (ausência de problemas visuais ou auditivos) e cognitiva (ausência de deficiência intelectual), entre outros.
Se uma criança em fase escolar apresentar dificuldades na alfabetização, bem como dificuldades de leitura, compreensão de textos, ortografia e redação, é importante procurar o auxílio de um fonoaudiólogo o quanto antes. Tal profissional é responsável pela avaliação das competências da linguagem oral e escrita, bem como pelo diagnóstico e tratamento das dificuldades escolares.
Em alguns casos, poderá ser necessária a realização de avaliações complementares,
como avaliação oftalmológica, avaliação auditiva e/ou do processamento auditivo,avaliação neuropsicológica,
entre outras,a fim de promover o entendimento das causas da dificuldade escolar e proporcionar
um tratamento mais efetivo para o caso.