Respiração e Dor Lombar - Diafragma e Osteopatia

Saiba tudo sobre!

Relação do Diafragma nos problemas respiratórios e dores lombares:

 

O diafragma é o principal músculo da inspiração, ou seja, quando "puxamos" o ar, o diafragma se contrai facilitando a entrada de ar nos pulmões.

 

O diafragma está firmemente inserido nas últimas vértebras torácicas (T11 e T12) e nas primeiras lombares (L1-L3), além de inserirem-se nas últimas costelas também. E é responsável por fazer o movimento de aberturas das costelas facilitando a entrada de ar. É inervado pelo nervo frênico, que se origina no terceiro, quarto e quinto segmento cervical (C3 – C5), e tem como função dar a ordem para o músculo diafragma contrair.

 

O diafragma é um importante estabilizador do tronco. Quando ele é muito exigido, por uma frequência respiratória alta (dificuldade na respiração) ou por carregar pesos por tempos prolongados, o diafragma entra em fadiga, prejudicando a mecânica da coluna lombar, podendo ser uma possível causa da dor lombar.

Relação do diafragma com os órgãos internos:

 

O diafragma se conecta com os órgãos internos através das fáscias, citaremos dois exemplos mais comuns:

  • Relação diafragma com o fígado: Uma possível disfunção do diafragma é capaz de ser a causa de um sintoma muito comum entre as pessoas: a pirose (popularmente conhecida como azia).

  • Relação do diafragma com o esôfago: Uma possível disfunção do diafragma é capaz de ser a causa da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), que pode ter alguns sintomas comuns como a azia, dor no tórax (podendo ser confundido com queixas de ataque cardíaco), dificuldade para engolir e sensação de algo na garganta

Considerando o que foi abordado no artigo, a Osteopatia se mostra eficaz no tratamento, devolvendo a mobilidade articular das vértebras relacionadas ao diafragma (últimas vértebras torácicas e primeiras vértebras lombares). Assim o diafragma passa a desempenhar melhor sua função de estabilização da coluna lombar e por consequência
facilita todo o trabalho respiratório. Outro ponto importante do tratamento é também a devolução da mobilidade e nutrição necessária para o nervo vago desempenhar suas importantes funções em nosso organismo.

Na Saúde Porã, temos Osteopatia, Acupuntura e Pilates Clínico com profissionais capacitados no tratamento integral de todos os casos abordados no artigo. Após uma avaliação completa do quadro clínico, indica-se o plano de tratamento ideal para seu caso.

Nossos fisioterapeutas podem tratar a causa de seu problema!

Entre em contato agora!

Responsável: Dr. Erick Watanabe - Crefito 134961-F 

Fisioterapeuta pela Universidade Cidade de São Paulo e Pós Graduado em Osteopatia estrutural pelo Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual

Se preferir, nós entramos em contato:

Receba informações de Saúde

Deixe seu e-mail para enviarmos notícias da clínica e textos sobre Saúde

Saúde Pora Ltda.

 

Responsável: Fga. Tainá Ferreira CRFa. 2 - 17529

Rua Itanhandu, 77 - Vila Leopoldina, São Paulo, SP

Tel: (11) 2812-5086

Cel: (11) 97317-7720

Whatsapp me

contato@saudepora.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle