Audição e Equilíbrio

Saiba tudo sobre!

A nossa orelha (ou ouvido como era mais falado anteriormente) é o órgão responsável pela nossa audição e também relaciona-se ao nosso equilíbro corporal. Ela é dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.

A orelha externa é formada pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo e é responsável por amplificar os sons que recebemos e encaminhá-los até o tímpano. Também é no canal auditivo que se dá a produção de cera - um importante mecanismo de proteção do nosso corpo, pois evita a entrada de sujeiras e microorganismos.

Na orelha média temos os três ossículos chamados martelo, bigorna e estribo que são responsáveis por amplificar ainda mais o som e transferi-lo até a orelha interna. Na orelha média também fica a tuba auditiva que é um canal de comunicação entre a orelha e a parte interna do nariz. Esta estrutura ajuda a manter a pressão de ar equilibrada dentro da orelha.

Por fim é na orelha interna que as ondas sonoras são transformadas em impulsos nervosos que ao atingirem o cérebro são interpretados como sons. Essa estrutura se assemelha ao formato de um caracol e é preenchida de líquido. As vibrações sonoras movimentam esse líquido e dessa forma ativam as células ciliadas que enviam impulsos elétricos nervo auditivo. 

 

Também é na orelha interna que ficam os trés canais semi-circulares que fazem parte do sistema vestibular. Estes canais também são preenchidos por líquidos que se movimentam de acordo com a posição da cabeça e enviam informações ao cérebro por meio do nervo vestibular. Este sistema é responsável pelo equilíbrio e qualquer alteração pode causar tonturas, vertigens e labirintite.

O nervo auditivo ou vestíbulo-coclear é o responsável por levar as informações obtidas nos órgãos periféricos até o cérebro. No sistema nervoso central várias estruturas estão envolvidas no processamento dessas informações como o tronco cerebral e o córtex cerebral

Qualquer alteração relacionada aos sistemas auditivo e vestibular deve ser investigado pelo otorrinolaringologista e o mesmo poderá solicitar exames como audiometria tonal e vocal e exame do processamento auditivo central.

Procure ajuda especializada se notar qualquer alteração auditiva.

Entre em contato agora!

Fga. Natália Brito - CRFa 2 - 17857

Graduação e Mestrado em Audiologia pela Universidade de São Paulo 

Se preferir, nós entramos em contato:

Receba informações de Saúde

Deixe seu e-mail para enviarmos notícias da clínica e textos sobre Saúde

Saúde Pora Ltda.

 

Responsável: Fga. Tainá Ferreira CRFa. 2 - 17529

Rua Itanhandu, 77 - Vila Leopoldina, São Paulo, SP

Tel: (11) 2812-5086

Cel: (11) 97317-7720

Whatsapp me

contato@saudepora.com.br

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle