Atraso do Desenvolvimento de Linguagem
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O desenvolvimento da criança inicia-se desde seu nascimento e é marcado por diversos acontecimentos. A aquisição e o desenvolvimento da linguagem são marcos importante desse desenvolvimento.
Espera-se que a produção das primeiras palavras aconteça no primeiro ano de vida, como por exemplo: mamá, papá, qué, dá, etc. E a partir do segundo ano, as palavras começam a ser combinadas formando então as frases. Quando essas habilidades demoram a aparecer ou não aparecem, há então para os pais um motivo de preocupação.
O atraso no desenvolvimento da linguagem pode ocorrer por diversos motivos, é está diretamente associado à habilidade de aprendizagem.
Os seguintes sinais costumam ser comuns:
- Atraso ou ausência do aparecimento das primeiras palavras;
- Utilizar apenas gestos para se comunicar, apontando os objetos ao invés de pedi-los;
- Balbuciar pouco;
- Compreender tudo que o adulto diz, mas não falar;
- Não responder quando é chamado pelo nome;
- Não aprender as funções dos objetos ou dos brinquedos;
- Desenvolvimento mais lento em relação as crianças da mesma idade;
- Apresentar dificuldade e/ou resistência em interagir: em geral são crianças agitadas, agressivas ou muito quietas.
Crianças que apresentem essas manifestações, principalmente o atraso para falar, tem indicação de realizar avaliação fonoaudiológica o quanto antes. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para aplicar os testes que são padronizados em relação ao esperado para cada faixa etária.
Ao diagnosticar atraso na aquisição da linguagem será fundamental iniciar acompanhamento para estimulação com urgência. A terapia fonoaudiológica tem o objetivo de maximizar a habilidade de comunicação e prevenir problemas mais sérios com o avanço da idade, como dificuldades de aprendizagem, transtornos fonológicos e déficits de leitura e escrita.
Em alguns casos também pode ser necessário realizar avaliações neurológicas com um médico (pediatra ou neurologista) e/ou cognitivas com psicológo.