Distúrbio Fonológico

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O Distúrbio Fonológico é uma dificuldade de fala, caracterizada pela produção inadequada dos sons como: trocas, omissões e ou distorções dos fonemas.

 

Essas alterações podem estar relacionadas a dificuldades com a organização das regras fonológicas da língua portuguesa o que caracteriza uma dificuldade de percepção auditiva dos sons e/ou produção dos mesmos.

 

A gravidade varia de pouco ou nenhum efeito sobre a inteligibilidade da fala até uma fala completamente ininteligível (na qual o ouvinte não consegue compreender a fala).

 

Na Saúde Porã realizamos uma avaliação completa de linguagem, fala e audição. São aplicadas provas de nomeação de figuras, repetição de palavras e análise de fala espontânea, para se obter uma amostra do sistema fonológico, na qual todos os sons da Língua são analisados como adequados ou inadequados de acordo com o esperado para a idade da criança.

 

É importante ressaltar que durante a aquisição da linguagem oral é normal a criança apresentar trocas fonológicas e adquirir os fonemas progressivamente. Os testes fonoaudiológicos consideram o padrão de normalidade e devem ser aplicados em todas as suspeitas de alterações, pois comprovando-se o transtorno fonológico é importante iniciar intervenção o quanto antes para diminuir a interferência na socialização e no processo de alfabeticação.

O objetivo da terapia fonoaudiológica é facilitar a reorganização do sistema fonológico. Nossas fonoaudiólogas especialistas em linguagem tem experiência em eliminar as trocas, omissões ou distorções fonológicas na fala da criança, a partir da conscientização das características do som-alvo de cada processo fonológico treinado. Inicia-se sempre pelo treino do som isolado, depois em sílabas, palavras, frases e, por fim, estimulando-os em fala espontânea; e a intervenção é sempre realizada em sessões lúdicas.

Priorize a avaliação precoce: os outros ouvintes não estão entendendo a fala do seu filho? Fique atento! 

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Fga. Marcely Vieira - CRFa 2 - 17536

Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo e Pós Graduada em Linguagem Infantil também pela USP 

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