top of page

Shiatsu

Saiba tudo sobre!

O Shiatsu é uma Terapia Oriental que visa equilibrar os pontos dos meridianos (canais de energia) que percorrem nosso corpo, trazendo bem-estar, alívio de dores musculares e tensões. Proporciona a quem recebe uma sensação de relaxamento e energização, pois revigora o organismo, liberando os nódulos de tensão muscular.

 

A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia. Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e cessa onde está em excesso. A melhora dessa energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo patologias e tratando doenças crônicas e agudas.


É baseado na concepção oriental em que se acredita que a cura se deve por meio do fenômeno que a provocou, deixando claro que cada paciente é único na sua individualidade. Para a medicina oriental, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e essa desarmonia energética em excesso ou em deficiência é a causa da maioria das doenças. Como a medicina oriental é preventiva, o objetivo é manter a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo equilibrado energeticamente se torna mais saudável, não necessitando de medicamentos.

Origem 

O Shiatsu é uma terapia milenar desenvolvida no Japão, embora sua origem seja na China. Hoje já é reconhecida e indicada pelo Ministério da Saúde para prevenir e tratar diversas doenças. O significado em japonês da palavra Shiatsu vem do “Shi” que significa Dedo e do “atsu” que significa Pressão, ou seja, é o que a própria técnica faz: pressão com os dedos. A terapia pode ser feita tanto em pessoas doentes quanto em pessoas saudáveis, como método preventivo.


Como é realizado
O Shiatsu utiliza a pressão dos dedos e das mãos em pontos e áreas específicas do corpo por onde segue a linhas dos meridianos, invisível a olho nú, mas possivelmente localizada pelo profissional que domina a técnica, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas musculoesqueléticas com o objetivo de atuar na circulação "energética”. Para tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer aquela região, promovendo a homeostase orgânica, psíquica e, sobretudo energética.

 

Utilizando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressionando pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado o terapeuta vai desbloqueando a energia acumulada recuperando a energia vital. Também pode se utilizar técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e auxiliando no bom funcionamento do sistema linfático.

A sessão
O paciente passa por uma avaliação com o terapeuta para melhor conhecimento de suas necessidades e queixas. A sessão dura aproximadamente 60 minutos. A frequência varia de caso para caso ou da gravidade e urgência.

Indicação:

- Aliviar a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulações);

- Aumentar os níveis de energia;

- Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;

- Cólicas menstruais, intestino preso

- Desequilíbrios emocionais (ansiedade, fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);

- Dor de cabeça e enxaqueca;

- Equilibrar o sistema nervoso;
- Insônia;
- Melhorar a circulação sanguínea e o tônus da pele;
- Reduzir a fadiga (física e mental);
- Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;
- Promover a saúde e o bem-estar geral (relaxamento).

Contraindicação:
- Câncer;
- Doenças agudas ou crônicas com lesão no local;

- Doenças cardiovasculares agudas;
- Doenças hemorrágicas;

- Doenças infectocontagiosas;

- Gravidez;

- Nevralgias na fase aguda;

- Processos degenerativos ósseo, neuromuscular ou orgânico em geral;
- Processos inflamatórios agudos internos e externos;

- Queimaduras e dermatites ulcerativas;
- Sangramento ocasionado por trauma;

- Vasculites e flebites.

A medicina oriental é preventiva, o objetivo é manter a harmonia e a manutenção da força vital. O corpo equilibrado energeticamente se torna mais saudável.

Fst. Felipe Calmon - CREFITO 105593/F
Fisioterapeuta pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduado pelo CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas)

bottom of page